Sé Catedral de Leiria

A igreja foi construída entre 1550 e 1574, sob o projeto do arquiteto Afonso Álvares.

A cidade de Leiria tinha sido elevada a diocese em 1545, a pedido de D. João II ao Papa Paulo III. Parcialmente destruída durante as Invasões Francesas, pelo que em 1811 as tropas de Napoleão lhe atearam fogo, que destruiu grande parte da ornamentação interior. Combina dois estilos, maneirista e barroco.

Assim como muitas igrejas desta dimensão, a Sé Catedral de Leiria tem sido alvo de várias tentativas para resolver os problemas acústicos, devido por um lado ao elevado tempo de reverberação que apresenta, e por outro, à sua estrutura interna com várias áreas funcionais e pilares de suporte da cobertura. Essas áreas são a nave central com seus corredores laterais, nave esquerda onde se situa o órgão e o coro, a nave direita com uma capela de oração e a capela do Sacrário e o Altar-Mor.

INSTALAÇÃO DE SOM E FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO

Não negligenciável na opção electroacústica implementada, foi a consideração dos pilares de suporte da cobertura, uma vez que as suas dimensões e a obstrução que provocam, é significativa e foi tida em devia conta, assim a nave central e corredores laterais ficaram com quatro colunas Renkus Heinz IC24 Iconyx, a nave direita e capela de oração com uma coluna Renkus Heinz IC16 Iconyx, a nave esquerda com uma coluna Renkus Heinz Iconyx e a capela do Sacrário Alto-Mor com duas colunas Renkus Heinz IC8 Iconyx.

Todas as colunas instaladas têm tecnologia digital avançada, dispondo de amplificação com DSP interno e capacidade de processamento dinâmico de sinal, e ainda possibilidade de utilização de vários feixes com centro difusor variável e abertura vertical variável, resultando numa distribuição de som homogénio e com óptima inteligibilidade.

Todas as colunas instaladas permitem a comunicação, comando e controlo por internet em cabo CAT-5e, e áudio embebido em cobraNet. Para uma boa difusão sonora por parte das colunas, a captação da voz pelos microfones tem uma importância fundamental Os microfone determinam assim a qualidade do áudio a ser processada nas várias etapas até chegar à coluna difusora.

Os feixes acústicos das colunas Renkuz Heinz Iconyx concentram o som no público e não nas paredes e no tecto, melhorando inteligibilidade em espaços reverberantes.

Iconyx é um avanço tecnológico da Renkus Heinz, um poderoso sistema de som que integra o software de computador, amplificação digital e um superior design acústico para oferecer tanto uma agradável música, como uma fala natural, inteligível mesmo em espaços muito reverberantes, onde as soluções convencionais falharam. As colunas de som Iconyx, embutidas na parede ou aplicadas nos grandes pilares, tornam-se praticamente invisíveis na maioria das aplicações.

RHAON (Renkus-Heinz Audio Operations Network) é o culminar de mais de 20 anos de experiência da integração electrónica com altifalantes. RHAON torna assim mais fácil a ligação à rede de vários altifalantes alimentados através de cabos Ethernet CAT5e usando switchs ou hubs. A distribuição multicanal de áudio digital é feito em Cobranet, bem assim como o controle de funções DSP específicos de matriz, sendo a supervisão de todo o sistema feita remotamente a partir de um computador.

FICHA TÉCNICA :

– 1 Sistema AUDIX emissor com microfone HT5BG

– 4 Microfones AUDIX condensador para voz 50”

– 1 Microfone de lapela cardiode condensador com mini XLR

– 1 Amplificador AUDIX sinal de antena UHF

– 1 Distribuidor de antenas AUDIX para sistema emissores

– 2 Coluna Renkus Heinz Iconyx IC8

– 2 Coluna Renkus Iconyx IC16

– 4 Coluna Renkus Heinz IC24

– 1 Processador digital

– 1 Computador com écran touch screen

– 2 Routers de 8 portas

– 1 Routers de 16 portas

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Aproveite

Pagamento até 12 Meses

SEM JUROS